Tecnologia para toda a vida

Tecnologia para toda a vida

Óleo para brunimento: qual é o certo para comprar e onde encomendar?

Sua empresa merece o melhor produto, para qualquer área que atue. Independentemente da situação, o recomendável é sempre apostar naquilo que proporcione resultados expressivos, seja o valor atribuído a ele.

O processo de brunimento corresponde ao atrito de peça-com-peça, e exige, assim, o óleo adequado para a utilização. Com o intuito de não proporcionar alto desgaste do atrito ocorrido, o óleo para brunimento deve ser utilizado.

Entretanto, esse tipo de óleo ainda é, digamos, uma novidade para o mercado. Isso porque a aposta é por aquilo que se fazia no passado para adotar como lubrificação. No caso, o óleo diesel e o querosene eram (e ainda são, em alguns casos) a opção escolhida.

É importante destacar, no entanto, como esse tipo de ação pode não só ser prejudicial à constituição da peça, como também infringir normas contidas na NR20. Portanto, é sempre fundamental atentar-se para este detalhe, como também para a qualidade final do produto brunido.

 

Óleo de brunimento: a IAB Brunidores te mostra porque investir

Como supracitado, inúmeras retíficas de anos atrás (e algumas até atualmente) fazem uso do óleo diesel e do querosene para limpar peças e lubrificação no processo de brunimento. Há cerca de 20 anos, no entanto, o uso do querosene se fez proibido.

Isso se deve ao ponto de fulgor a qual atinge. Vale ressaltar que este ponto de fulgor faz referência à menor temperatura para qual um combustível libera vapor em quantidade suficiente para formar uma mistura inflamável por meio de uma fonte externa de calor.

O querosene de parafina atinge um ponto de fulgor a partir de 38°C (o que configura um líquido inflamável, uma vez que, segundo regra, os inflamáveis são aqueles que atingem ponto de fulgor igual ou menor a 60°C.

Dessa maneira, essa proibição se fez necessária para aumentar a segurança do trabalhador. Com uma fiscalização anualmente mais ríspida, a IAB Brunidores decidiu criar um produto que auxiliasse os clientes, que não os prejudicasse e ainda fosse melhor que o diesel e o querosene.

 

Óleo lubrificante da IAB Brunidores

O óleo lubrificante da IAB Brunidores tem o ponto de fulgor acima dos 70ºC, o que evita qualquer tipo de periculosidade nas tarefas diárias. De acordo com o NR20 (Norma Regulamentadora 20), o produto é igualmente menos volátil.

Testes de alta aptidão realizados pela IAB Brunidores apresentam resultados expressivos com o uso do óleo lubrificante para brunidores. De acordo com os resultados, o produto rende até 3x mais do que o óleo diesel e querosene no mesmo processo.

Além disso, o óleo lubrificante auxilia diretamente no resfriamento da peça ao longo do processo de brunimento. O produto também não exala fortes odores, como não deixa o operador do maquinário incomodado com o cheiro.

Disponível em galões de 20 e 200 litros, esse óleo da IAB Brunidores serve para todos os processos do brunimento.

 

NR20: o que é?

A NR20, ou Norma Regulamentadora 20, é um conjunto de normas regulamentadoras criadas, divulgadas e até mesmo atualizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Elas devem ser obrigatoriamente cumpridas pelas empresas.

A NR20 estabelece regras pontuais quanto à segurança no trabalho, bem como orienta uma melhor forma de conduzir adequadamente a saúde do empregado. Isso é destacado, sobretudo, nas normas atentas ao uso de substâncias de caráter inflamável e combustível.

Assim, esse conjunto de normas tem por objetivo adequar aos padrões necessários para promover a segurança total para exercimento da função.

 

A norma 3 da NR20

Dentro da NR20, é importante destacar a norma 3, de forma resumida, que trata, sobretudo, do uso de líquidos inflamáveis. Os antigos diesel e querosene entram nessa lista como proibidos para o uso.

“Líquidos inflamáveis são classificados como líquidos que apresentam ponto de fulgor igual ou menor que 60ºC.”

Assim, fica obrigatório o cuidado a este tipo de líquido. O óleo lubrificante da IAB Brunidores se destaca principalmente pelo seu ponto de fulgor. Os 70ºC impedem que ele seja classificado como um produto inflamável.

 

A IAB Brunidores te apresenta as soluções

A IAB Brunidores trabalha para produzir o melhor para sua empresa. Destacar-se no mercado é importante, mas seguir as regras e manter a integridade do funcionário são ainda mais.

Importante destacar, inclusive, que essa citação da Norma 3 da NR20 é apenas um breve resumo da mesma. É importante sempre verificar as normas por completo junto ao Ministério do Trabalho. Não nos responsabilizamos por ações tomadas a partir desse conteúdo que faz referência breve à NR20.

Entendeu sobre Óleo de Brunimento? Tá bem explicado!

Se quiser saber como são feitos os brunidores de qualidade da IAB Brunidores clique aqui!

Mais Artigos

Tecnologia para toda a vida