IAB BRUNIDORES - Tecnologia para toda a vida

   
    
CONTATOS:
(16) 3368-1320 / 3368-1908 / 3416-2088
vendas1@iabbrunidores.com.br
vendas2@iabbrunidores.com.br

O que são Brunidores e para que servem? A IAB Brunidores explica

Muito antes de detalhar o que são brunidores, é necessário ir à raiz da palavra; ou melhor ao seu radical. A palavra brunidores terá dois importantes pontos de partida antes de chegar à ela, em essência: brunir e brunimento.

Antes de tudo é necessário definir esse verbo e compreendê-lo sobre o que e do que se trata. A palavra brunir é um verbo, com significado de polir, dar brilho ou promover lustre a algo.

Brunimento, por sua vez, trata de um processo de usinagem que ocorre através da abrasão após mandrilhamento. Além do mandrilhamento mencionado, o torneamento, a retificação interior ou ainda o fresamento podem ser opções viáveis.

A submissão dos processos mencionados proporcionam uma geometria bastante precisa do furo cilíndrico e um acabamento superficial adequado. Além disso, o processo de corte garante um mandril com abrasivos distribuídos e/ou inseridos ao longo de seu corpo.

Assim, há o proporcionamento de um contato contínuo e eficiente com a peça a ser brunida. Isso contribui para uma melhora no dimensionamento, superfície e forma do acabamento realizado.

Mas afinal, o que são os Brunidores?

Os brunidores são ferramentas que, agrupadas com pedras abrasivas, tem a função de retirar material interno de um furo. Assim, quando cortam, acabam apresentando numerosos pontos de contato à peça, dissipando calor na ferramenta e minimizando qualquer risco de mau acabamento à peça.

A superfície que sofre o brunimento se caracteriza pelo padrão apresentado e pelo cruzamento formado do processo, em decorrência da opção de tamanho dos grãos abrasivos escolhidos.

O processo de brunimento é mais eficiente, mais rápido e muito mais preciso que quaisquer dos procedimentos comparados para o processo.

Vantagens de adotar o brunimento

O processo de brunimento apresenta inúmeras vantagens pontuais que garantem uma qualidade superior ao adotar o procedimento. Alguns podem ser citados, tais como:

  1. Superfície da peça usinada com melhor acabamento;
  2. Precisão no diâmetro e geometria do furo em cadeia repetitiva;
  3. Redução no consumo de óleo para o processo;
  4. Ideal para corrigir possíveis erros causados em processos de usinagem anteriormente adotados;
  5. Correção da ovalização;
  6. Melhoria na rugosidade da peça

Com a garantia de uma melhor precisão, o processo de brunimento também é igualmente o com melhor custo/benefício existente. Dessa forma, o processo utilizando brunidores se torna não só o mais eficiente, como também o mais econômico.

Como é realizado o processo utilizando brunidores?

O processo utilizando brunidores é feito por mecânica de usinagem por meio da abrasão, sendo aplicado no acabamento de peças. Realizado com uma ferramenta de retificação especial, ela constitui-se de segmentos com material abrasivo, que são montados de forma agrupada.

Ao longo do processo, os grãos ativos do brunidor acabam entrando em contato com a superfície da peça, o mesmo gira lentamente, e se desloca, por meio de movimentos alternativos com pouca amplitude, gerando uma superfície adequada e polida.

Durante o giro, os brunidores acabam realizando um movimento de oscilação, de subida e descida. A operação é adotada em diversos tipos de processos, como blocos de motores, cilindros hidráulicos, cilindros de extrusoras, alojamento de êmbolos hidráulicos, cilindros de freios, cilindros de embreagem, comandos hidráulicos e por assim em diante.

Guiado sempre pela peça, o giro e o avanço sempre serão precisos. O processo de brunimento, assim, é aplicado na usinagem dos eixos a utilizarem as operações supracitadas.

Características dos brunidores IAB e a linha especial da marca

Os brunidores IAB apresentam uma gama de características diferenciais no mercado. De modo a garantir a melhor qualidade no processo de brunimento, a IAB proporciona um brunidor com:

  1. Conjunto de garfo com grande angulação;
  2. Conjunto eixo central de expansão manual e avanço milesimal;
  3. Conjunto corpo;
  4. Acessórios simples e de fácil indexação;
  5. Além de tais características, a IAB Brunidores ainda conta com uma linha de reforçados. Na linha de reforçados IAB, o desenvolvimento se deu de modo a atender às necessidades exigidas pelo mercado.

Brunimentos ideais para o segmento de maquinário pesado e cilindros hidráulicos, o que oferece maior força e robustez.

Gostou do artigo? Teremos outros em breve sobre o universo brunidores, fique alerta no nosso BLOG!