É, definitivamente Leonardo Da Vinci é um gênio. Disso não há discussão. No entanto, o fato de ele ter sido o precursor do processo de brunimento, é uma novidade que impressiona até mesmo muitos especialistas.
Talvez ao lado de Nikola Tesla, Leonardo Da Vinci divida o posto de grande gênio da humanidade. O fato, porém, de criar um processo tão importante como o brunimento no século XV, o faz subir um pequeno degrau – ao menos no mundo de quem lida com brunidores.
Vale lembrar que o processo de brunimento é realizado por meio dos brunidores, utilizado com intuito de proporcionar acabamento aos cilindros. Sua principal função é, sem dúvida, o dimensionamento correto de um material cilíndrico – a mesma ideia desde Leonardo Da Vinci.
Dimensionar corretamente as paredes dos cilindros é apenas parte de um processo. Os brunidores também têm como função a capacidade de realizar a correta medida para consumo e retenção de óleo lubrificante.
Origem dos Brunidores com Leonardo Da Vinci
O processo de brunimento teve início por volta do século XV, possivelmente entre o final dos anos 1400 e início de 1500. Foi nesse período que Leonardo Da Vinci criou um esboço referente a uma máquina para usinagem de tubos cilíndricos finos de madeira.
No entanto, apenas nos primeiros anos do século XX que as primeiras máquinas de brunimento definitivamente chegaram. Denominadas como brunidores, estas máquinas tinham inspiração direta no modelo criado pelo italiano, com a sutil diferença da mudança da madeira para o metal.
Utilização dos brunidores e sua característica
Utilizado com muita frequência no processo de metal-mecânica, os brunidores são, comumente, a última etapa do processo de usinagem. Eles são responsáveis pelo acabamento final das superfícies perfeitamente lisas, dando a precisão necessária para funcionarem conforme o exigido.
A norma alemã VDI-3220 traz a caracterização do processo de brunimento como a usinagem de ferramenta abrasiva, versátil e formada por grãos (feltros) combinados para entrar em contato com uma superfície lisa, promovendo a melhor dimensão.
Após o contato da ferramenta brunidora e peça cilíndrica, há uma mudança constante de direção. Os brunidores são capazes de se deslocarem para cima e para baixo, promovendo a rugosidade exigida e especificada para cada situação.
Desta forma, há um movimento de simultaneidade e alternância-rotacional da ferramenta. Para garantir a precisão dos cortes, o processo ocorre em rotações baixas, com paciência e calma, a fim de alcançar os objetivos pré-delimitados.
Aplicações do processo referente aos brunidores
O processo de brunimento, como já supracitado, refere-se a um procedimento mecânico. Visando atingir uma precisão estipulada, ele é utilizado para dar o acabamento final às superfícies internas de peças cilíndricas.
Garante-se, por meio dos brunidores, o aspecto exigido (precisamente estipulado) no projeto. A aplicação se dá, geralmente, na correção de peças cilíndricas (motores com camisas, peças com furos e tubos de precisão).
Os brunidores realizam esse dimensionamento preciso, alojam êmbolos hidráulicos, cilindros de freio, cilindros-mestre, cilindros de roda e demais, incluindo válvulas, matrizes para parafusos e muito mais.
Assim, a aplicação é bastante abrangente. O giro e o avanço do processo de brunimento é guiado pela peça brunidora, composta por pedras e feltros para o processo de precisão das laterais da peça cilíndrica.
A IAB Brunidores garante o melhor do processo concretizado por Leonardo Da Vinci
Um gênio merece total respeito. Ao criar o precursor dos brunidores há mais de 500 anos atrás, Da Vinci, muito provavelmente, não imaginou onde seu invento iria chegar. Algo pequeno, utilizado para acabamento em peças de madeira que se tornaria grandioso na indústria atual.
Portanto IAB Brunidores resgata Leonardo Da Vinci, e busca oferecer ao cliente a qualidade oferecida por Da Vinci à época – dada as devidas proporções de contemporaneidade, claro. Imagine como não era perfeito o material utilizado em 1500?
Agora imagine como a exigência cresceu com o passar dos anos? A IAB Brunidores garante a evolução, acompanha a qualidade e reflete seu projeto naquele que inspirou uma ferramenta tão necessária.
De um processo milimétrico e sutil como o realizado pelos brunidores, mas que faz uma diferença quilométrica ao fim. Para um resultado equiparado, é fundamental peças de igual qualidade. Isso só na IAB Brunidores de São Carlos.
Gostou do artigo? Veja o nosso explicando: o que são brunidores!