Você conhece bastante de Brunidores? Afinal, essa pequena peça, composta por feltros e pedras, utilizada para dar o acabamento necessário à peça cilíndrica, ainda é pouco conhecida.
Apesar da grande importância no processo de usinagem, o brunimento ainda é um processo à parte. Ou seja, é utilizado para dar o acabamento correto, proporcionar a rugosidade indicada para o cilindro e somar à usinagem.
A IAB Brunidores, empresa de São Carlos com larga experiência no mercado de brunidores, elencou algumas curiosidades sobre os brunidores que ainda são pouco conhecidas. Abrangendo sua função, importância e utilização, o brunimento comporta uma imensa relevância dentro do processo de usinagem.
Como é o funcionamento do brunimento?
Antes de detalhar, o processo de brunimento é considerado metal-mecânico, a ser realizado pelo brunidor. A função principal do brunimento é proporcionar o acabamento correto a cilindros após o processo de usinagem.
Dessa maneira, o acabamento corresponderá, na mesma medida, ao dimensionamento correto da peça cilíndrica.
O dimensionamento e o acabamento, no entanto, são apenas duas das funções adotadas pelo produto brunidor. Além destas, o brunimento é capaz de realizar a retenção adequada e a correta medida do óleo lubrificante utilizado, por exemplo, em peças de motor.
Dessa forma, a abrasão proporcionada às paredes se dá por meio da rugosidade atingida. Pequenas e sutis ranhuras nas paredes do cilindro proporcionam ao brunimento a tal rugosidade supramencionada.
Impede-se, assim, que a superfície se mantenha lisa e desperdice óleo lubrificante.
Importância do processo utilizando brunidores
Por meio disso, o brunimento tem uma larga importância no dimensionamento preciso proporcionado às paredes do cilindros. A rugosidade precisa auxilia, sobretudo, a evitar o desgaste do contato entre peças.
Isso se deve à correta quantidade de óleo lubrificante alocada na superfície cilíndrica. Isso evita desperdício, como também proporciona a quantidade ideal de óleo lubrificante na peça cilíndrica, evitando atrito no contato peça-com-peça.
Assim, o processo ocorrerá de modo que o equipamento de brunimento, ao longo de movimentações verticais e oscilantes, alcancem a rugosidade especificada. Consequentemente, é criada a dimensão exata e necessária do produto.
3 curiosidades pouco conhecidas sobre brunidores
Os brunidores são peças compostas por feltros e pedras, geralmente por pares, formando um conjunto de quatro peças que abrangem o processo de brunir. Encaixam-se na superfície a ser brunida e, por movimentos oscilantes de subida e descida, alcançam a rugosidade necessária.
Pois bem, isso quem conhece e trabalha com brunidores já está a parte. Mas, você sabe tudo sobre brunidores? Vamos apresentar três curiosidades que você provavelmente não conhecia.
1) Uma ferramenta multiuso
Claro que os blocos de motores com camisa e sem camisa são os primeiros elementos que vem à mente de quem trabalha com brunidores. No entanto, é fundamental ressaltar que há, ainda, outros que podem envolver o processo de brunimento.
Além dos blocos de motor, já conhecidos e bastante comuns, há o uso do brunimento em Cilindros hidráulicos, para alojamento de êmbolos e no correto dimensionamento de cilindros de embreagem.
2) Vantagens além da rugosidade e dimensionamento
Quando se menciona brunimento, logo se fala de rugosidade e dimensionamento. Entretanto, o processo de brunimento abrange vantagens que vão muito além da dupla dinâmica supracitada.
Assim, entre as vantagens do brunimento está:
- O fato de ser o melhor custo/benefício;
- Ser o melhor processo para correção de pequenas imperfeições que venham a ser ocasionadas pelas etapas anteriores do processo de usinagem;
- Adotar o diâmetro ideal e a precisa geometrização na peça cilíndrica em cadeia repetitiva;
3) Ferramenta de pequenos detalhes mas imensa importância
Apesar de apenas fazer parte do processo de usinagem, o brunimento é um processo de grande importância. Vide sua função e seu tempo de uso. Um processo que deve ser feito pacientemente, não aparentando ter grandes detalhes além da subida e descida ordenada.
Entretanto é uma ranhura a mais, e todo o processo está comprometido. Por isso, é fundamental não só a atenção aos detalhes durante o processo de brunir, mas também a devida importância ao material utilizado.
Gostou do artigo? Veja o nosso que fala sobre: Os Brunidores e Leonardo da Vinci